2 de dez. de 2011

Configurando VTP

VLAN Trunking Protocol é um protocolo de Camada 2 utilizado para manter a configuração de VLAN, gerindo a adição, exclusão e renomeação de VLANs em toda a rede.

Na  configuração dos switch em um dominio VTP ele pode operar no seguintes modos:


- VTP modo cliente (VTP mode client)
O modo servidor, é o switch que detêm as informações sobre a(s) VLAN(s), tais como número de VLAN’s, nomes e outros parâmetros. Essas informações são armazenadas na NVRAM do switch e inicializadas automaticamente quando ligado, por esse motivo devemos apagar qualquer tipo de informação do equipamento antes de colocá-lo na rede visto que se tiver alguma informação de VLAN, que não faça parte da rede, essas informações serão repassadas aos outros switches em modo cliente.

- VTP modo servidor (VTP mode server)
O modo cliente, é o switch que recebe informações de VLAN existente na rede e armazena em sua RAM. Essas informações são recebidas de um switch em modo serveridor (VTP server), no entanto, essas informações são salvas também na NVRAM para evitar a perda das mesmas. Nesse modo, diferente do modo servidor, não é possível criar, alterar ou apagar informações da VLAN apenas repassam as informações para outros switches.

- VTP modo transparente (VTP mode transparent)
O modo transparente, é um switch especial, ele fica no meio termo entre server e client, mas não participa do domínio VTP. Ele pode criar, alterar e apagar as informações localmente sem afetar a outros switches. Em modo transparante há o encaminhamento de atualizações de VTP pelos seus links. Se um switch no modo transparente for configurado com um numero de vlan existente no switch modo server os hosts deste switch participarao da mesma vlan, mesmo tendo sido configurado separadamente.

Para configurar o modo de operação, domínio, password para o acesso ao domíni siga os seguintes comandos, no modo de configuração global:
Switch(config)#vtp mode server
Switch(config)#vtp domain teclaredes.com.br
Switch(config)#vtp password 123456
 Lembrando que você ajusta a configuração de modo de operação para o desejado, também altera o domain e a senha que desejar.

Para visualizar as configurações você utiliza o comando show no modo privilégiado:
Swtich#show vtp status
VTP Version                     : 2
Configuration Revision          : 0
Maximum VLANs supported locally : 255
Number of existing VLANs        : 5
VTP Operating Mode              : Server
VTP Domain Name                 : teclaredes.com.br
VTP Pruning Mode                : Disabled
VTP V2 Mode                     : Disabled
VTP Traps Generation            : Disabled
MD5 digest                      : 0x67 0x8D 0x5D 0x05 0xA0 0x36 0x27 0x90
Configuration last modified by 0.0.0.0 at 0-0-00 00:00:00
Local updater ID is 0.0.0.0 (no valid interface found)

Até a próxima e bons estudos.
Abraços
Avner Miguel

Nenhum comentário:

Postar um comentário